terça-feira, 6 de outubro de 2009

SÃO PAULO, GRANDES OPORTUNIDADES EM PORTUGUÊS!



Uma das perspectivas que penso que ainda não temos suficientemente vincada é a importancia do Brasil para Portugal (e vice versa).

Independentemente de escolhermos os dados do IMF, do World Bank ou do CIA World Factbook:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(nominal)

A economia do Brasil é neste momento a 10ª maior Economia em termos de PIB Nominal (Portugal está discutivelmente entre o 35º e o 37º lugar, o que até não é mau e dá que pensar aos que gostam do discurso dos pequenos...sobretudo tendo em consideração o numero de países que existem no mundo),

Isto por si é impressionante mas quando pensamos que consegue ser uma economia maior do que a economia Indiana com apenas 180 Milhões (apenas só se pode usar quando comparamos com 1 Bilião de pessoas que residem na Índia).

Nesta economia fala-se e sente-se na língua Portuguesa!

Pronto já tirei ao pó ao meu cérebro economista para recuperar o optimista...

Onde está o equivalente ao Programa Erasmus para os países da Lusofonia? Quem não percebe a oportunidade de criar protocolos de estágios entre portugueses e Brasileiros? Quem não quero que o Português de mantenha como uma das línguas mais faladas
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_languages_by_number_of_native_speakers (e com maior capilaridade - o que até pode ser mais importante!)

NB: Para quem não conhece bem o Protocolo Erasmus, Acção Erasmus ou ainda Programa Erasmus. Programa estabelecido em 1987, é um programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior, entre estados membros da União Europeia e estados associados, permite a alunos que estudem noutro país por um tempo de 3, 6 e 12 meses.
NB2: Somos a 7ª língua mais falada de acordo com a wikipedia, mas se pensarmos no hemisfério sul estaremos provavelmente no pódio.

Fica a ideia! Pode ser que pegue!

Faltam por cá alunos Portugueses e vice versa!

Sem comentários:

Enviar um comentário