terça-feira, 7 de julho de 2009

Star Tracking Madrid, 26 Set 2007

Diário de Viagem Madrid, 26 Set 2007

No dia 26 de Setembro de 2007, o requinte do Casino de Madrid serviu de moldura para os mais de sessenta Portugueses que juntos deram corpo e manifesto à aspiração de inaugurar as viagens do Star Tracking – Odisseia do Talento.

Foi aqui que se juntou a primeira comitiva de representantes da nossa comunidade de expatriados na capital espanhola. Num ambiente intergeracional, a curiosidade inicial foi vencida pela vontade de conhecer compatriotas e rapidamente se deu início a uma sinfonia de vozes portuguesas. À coreografia de cumprimentos e trocas de cartões, seguiu-se uma onda de abraços, sorrisos e gargalhadas que aqueceram o salão para o discurso inaugural da Odisseia do Talento Português.

Tiago Forjaz discorreu brevemente sobre o carinho que a cidade de Madrid merecia, pelo facto de ter sido aqui que nasceu a ideia de oferecer aos portugueses uma plataforma que permitisse identificar, aglutinar e mobilizar os expatriados portugueses para uma reflexão positiva sobre as características do nosso povo. Explicando a iniciativa, apresentou de seguida o orador convidado para a noite, José Filipe Torres, que iniciou uma enérgica e admirável representação de uma das melhores virtudes do nosso País: a criatividade – RealCreativity™ .

Reforçando a necessidade de encontrar um consenso sobre a identidade e atitude que todos os presentes devem assumir fora do País para serem dignos embaixadores de Portugal, Tiago passou o microfone a algumas pessoas na audiência para que se apresentassem e partilhassem a sua opinião sobre o País, questionando-os também sobre o interesse no programa Star Tracking. Logo o Rodrigo Simões de Almeida se ofereceu para começar a implementar uma rotina de encontros, desafiando os presentes para um jogo de futebol semanal. A promessa ganhou corpo quando o Tiago sugeriu que quem quisesse jogar se inscrevesse no Network de Talento, de forma a organizar as equipas de jogo online.

Encerrou-se o cocktail com uma pergunta que fez valer a noite: “Que levante a mão aquele que vê nesta sala pelo menos três caras que não conhecia”. A onda de braços geral ilustrou a necessidade de se investir no networking entre portugueses e fez com que ficasse a promessa de identificar um Embaixador do Star Tracking que se responsabilize por organizar futuras iniciativas, que permitam lembrar esta noite como apenas o início de uma viagem.

Lentas, as pessoas foram saindo, mas um grupo restrito de 40 pessoas uniu-se num jantar no Hotel Santo Mauro para ouvir o testemunho pessoal do Vasco Luís de Mello sobre a oportunidade de sucesso que as empresas portuguesas podem encontrar no mercado espanhol e algumas características diferenciadoras que encontra nas empresas lusas. Num registo intimista, Vasco Luís de Mello lembrou ainda a necessidade que o nosso povo, diplomático, hospitaleiro e de fácil integração, encontra de não esquecer a sua portugalidade nem a oportunidade que reside na construção de relações e negócios com os nossos compatriotas. Nas três mesas correu uma rotina de apresentações de um minuto, que permitiu a todos identificar o que cada um fazia, bem como oportunidades de negócio e amizade. As palavras de cada representante de mesa fizeram-se ouvir de forma positiva e assim o Rui Correia prometeu indicar um sítio onde pode comer-se excelentes alheiras de Mirandela, em Madrid. O Daniel Guerreiro ofereceu a sua casa para receber todos os que quiserem assistir ao jogo Benfica - Sporting e o João Ferro Rodrigues ilustrou com exemplos a quantidade e qualidade de alguns talentos portugueses que, até ao recente regresso a Portugal, eram desconhecidos não só da banca mas do País em geral.

Tiago Forjaz convidou para embaixador do Star Tracking em Madrid Rui Soares, que aceitou o mandato de um ano e apelou à ajuda de todos e à manutenção do entusiasmo pela divulgação desta iniciativa.

Agradecendo a oportunidade, Patrícia Ruiz, casada com Afonso Nascimento, um português radicado em Madrid, falou na qualidade de anfitriã espanhola para enaltecer a iniciativa e agradecer a oportunidade de melhor conhecer a comunidade de embaixadores da pátria que adoptou.

A noite acabou por volta da meia-noite com a recolha de alguns testemunhos em vídeo e com um suave terminos da sinfonia portuguesa. Os Argonautas, esses continuaram a sua odisseia de celebração até às cinco da manhã pela fantástica noite de Madrid.

A noite foi memorável e repleta de peripécias que convidamos os presentes a contar no blogue, desde o facto de dois talentos que trabalham na mesma multinacional descobrirem que são ambos portugueses até à ironia da empregada de mesa espanhola do hotel se chamar Amália Rodriguez.

Na próxima terça-feira, dia 2 de Outubro, lançaremos um vídeo com imagens do dia 26 de Setembro, para que todos possam ver, reviver e sentir o ambiente que se viveu neste dia esplêndido.

As nossas expectativas foram já cumpridas, mas queremos acreditar que como na teoria do caos, este tenha sido o bater de asa de uma borboleta que provocará uma onda de mudança positiva para Portugal.

Viva Portugal e obrigado a todos os que permitiram que esta noite que imortalizasse!

Sem comentários:

Enviar um comentário