terça-feira, 7 de julho de 2009

O Star Tracker lançado na Cidade das Luzes

Diário de Viagem Paris, 8 Nov 2007

Foi no ambiente exclusivo, chique, cosmopolita e moderno, que alguém terá descrito como sendo aquele que nós merecíamos, que as pessoas foram chegando curiosas para ver o que aconteceria.

Numa cidade tão diversa de histórias, pessoas, vidas e experiências como Paris, nem nós sabíamos o que poderia suceder. A coragem acompanhava a nossa fé, fazendo-nos acreditar que, apesar das diferenças, pudéssemos encontrar as coincidências da nossa paixão comum: Portugal.

Deus também foi convidado e esteve presente, pois durante o evento assistiu-se a uma enorme manifestação de fraternidade entre aqueles que no dia-a-dia desta cidade se cruzam de forma inconsciente, discreta ou anónima.

O tema da noite foi talento português. Este foi o conceito que colou expatriados, emigrantes e luso descendentes. Quebraram-se alguns mitos e alimentaram-se as esperanças de poder haver uma união mais duradoura nesta comunidade, que alberga a nossa segunda cidade portuguesa no mundo (em número de Portugueses).

Houve quem para estar presente se tivesse atrasado para ir buscar a família ao aeroporto, para depois seguir para a sua casa em Toulouse. Houve também quem entrasse tímido, por ter sido convidado apenas por coincidência, no dia anterior, na loja Hermés em frente. Mas uma vez lá, todos ficaram, apesar do longo tempo em pé e da hora pedir repasto. Foi uma noite memorável, partilhou-se o facto de termos já alcançado 47 mil pessoas portuguesas com a iniciativa, anunciaram-se as seis mil visitas ao site em pouco mais de um mês, mas também se demonstrou que muitos eram os talentos que, estando fora de Portugal, tinham intenção de voltar nos próximos seis anos. Aliás, destes 83%, há 50% que o querem fazer já nos próximos três anos.

No final, apelou-se à colaboração na divulgação do talento português e apresentou-se a plataforma informática que irá consolidar esta comunidade mundial: The Star Tracker.

De seguida ouvimos o testemunho de um dos mais brilhantes talentos portugueses na área financeira – João Coelho-Borges, que havia perdido o primeiro avião para Paris, e que, apesar de doente, fez questão de vir no voo seguinte, para não desiludir a audiência. O seu exemplo, como executivo de calibre internacional, ficou ilustrado com a sua decisão de regressar a Portugal para fazer o que outros não haviam feito: acreditar 850 milhões de euros em Portugal. Assumindo o custo de oportunidade de sair daquela que muitos defendem ser a melhor casa de hedge-funds do mundo, João Coelho-Borges abraçou um projecto de empreendedorismo para levantar mais de 850 milhões de euros para constituir um fundo de private equity ibérico. A sua assertividade não escondeu os desafios que encontrou e as barreiras que teve de ultrapassar, mas também salientou a qualidade internacional das pessoas que encontrou. Em jeito de convite à autoconfiança despediu-se com pena da sua saúde não permitir prolongar-se na noite.

Após a recolha de testemunhos dos presentes sobre os desafios e as razões que nos poderiam unir, nomeámos a Embaixadora Star Tracking em Paris: Paula Vieira, que aceitou o desafio de tudo fazer para que a noite se imortalizasse em futuros encontros.

A assistência quis insistir na troca de opiniões e a sala foi, por isso, apagando-se lentamente, mas deixou seguramente uma chama em todos, que precisa claramente de oxigenação.

A convite de uma instituição privada (que não podia convidar mais que uns quantos) organizou-se um jantar com mais de 40 individualidades onde se ouviram as palavras inspiradoras, francas, corajosas e sentidas de um dos gestores mais evidentes de Portugal em França: Carlos Gomes. Antes da sobremesa, o Director Geral da Fiat em França contou a história de sucesso da recuperação da marca de Turim, evidenciando o sentimento de paixão por Itália que a marca prosseguiu e demonstrando os cinco passos que seguiram para hoje serem grandes de alma e saudáveis nos resultados. Confrontando a sua modéstia, houve quem perguntasse como havia ele alcançado resultados que outros não haviam sido capazes no mercado Francês. A mudança de mentalidades foi a conclusão dessa pergunta. Aliás, a mesma conclusão geral sobre o que há para fazer entre o povo Português, para que possamos reclamar o nosso reconhecimento a nível internacional e impactar o globo como outrora.

As quatro mesas de jantar partilharam histórias de sucesso, evidenciando o valor dos nossos talentos e da nossa cultura, sem esquecer a solidariedade que esta comunidade tem quando necessário é.

Aos grandes talentos da cidade de Paris, aceitem a nossa gratidão e adoptem o desafio de encontrar mais talentos Portugueses, aqueles que sejam capazes de divulgar esta causa em prol de uma nova imagem para Portugal. Constituam-se os novos embaixadores de Portugal além fronteiras: os nossos talentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário