terça-feira, 7 de julho de 2009

Star Tracking São Paulo, 25 Fev 2008

Segunda 25 Fev 2008 - São Paulo

Na primeira travessia transatlântica da nave do Star Tracking, aterrámos na cidade dos sonhos. Lavada em chuvas, São Paulo recebeu-nos de braços e céus abertos apenas nos primeiros dias da nossa viagem. Aqui sente-se que o risco e a oportunidade são portas meias com a miséria e a riqueza.

Aproveitámos a antecipação do evento para conhecer melhor a arte e a gastronomia por aquelas paragens, conversando e aprendendo com os nossos oradores convidados: Bernardo Meyrelles – Administrador do Deutsche Bank, António Nunes Sousa – Administrador de Brisa e o Professor António Câmara – CEO da YDreams. Só na véspera se sentiu de novo o nervosismo dos últimos preparativos para a noite das estrelas portuguesas. Desta vez, o cocktail seria num dos mais emblemáticos hotéis da América Latina – o célebre Hotel Fasano.

Apesar de a época ser de férias, foram cerca de 100 as pessoas que apareceram para torcer por Portugal e foi assim que a sala Baretto se foi enchendo com Portugueses que comentavam os nomes dos amigos em Londres que lhes haviam recomendado o programa. Pins colocados à lapela, todos esperavam com curiosidade o início dos discursos da noite. Agradecimentos feitos, partilhámos aprendizagens dos capítulos anteriores da nossa odisseia do talento: o aumento da auto-estima dos Portugueses, o maior sentimento de pertença, o altruísmo crescente pelo próximo indiferente à sua condição social ou à sua origem e a aprendizagem da palavra colaboração. Fechamos o discurso inaugural, indo ainda mais longe, com um desafio: o posicionamento do nosso país com o talento – o Portuguese Talent.

O segundo orador, Bernardo Meyrelles, não deixou a ideia por concretizar, explicando desde logo as características do talento Português – Inovação, Execução e Adaptação. Uma espécie de software base com o qual todos os Portugueses foram instalados. Acrescentou ainda à oportunidade de desvendarmos muitos talentos anónimos a trabalharem em empresas prestigiadas em todo o mundo, a ideia de tornar Portugal num destino de eleição para o talento internacional. Acrescentava-se na audiência: “é isso, não podemos ser uma aldeia gaulesa na rota migratória do talento internacional”. A este testemunho, o António revelou o caso de sucesso da Brisa nas terras de Vera Cruz, emprestando o segredo do sucesso Brasileiro: “Humildade e Colaboração é a base da nossa história de sucesso aqui. Todos sabemos que não se pode vir para o Brasil a querer passar por cima de ninguém”.

Pela primeira vez na Odisseia ouviu-se a voz do autor do manifesto Star Tracking - o nosso amigo e colega Rodrigo Carvalho – um Brasileiro apaixonado por Portugal! Com as cores das nossas bandeiras, ilustrou a enorme oportunidade de colaboração entre dois países que são irmãos. Reforçando que nem Portugal pode querer o Brasil, nem este pode ignorar a sua porta para a Europa. Rodrigo recordou, uma vez mais a tese de José Maria Aznar, sobre a construção de um eixo transatlântico que facilite o futuro de ambos os continentes.

Emprestada a voz ao Professor Câmara, este confirmou a grande qualidade de profissionais que existem no Brasil apresentando a realização de mais um sonho: a abertura, em breve, do novo escritório da YDreams em São Paulo. Numa breve introdução, apresentou alguns dos talentos Portugueses com que se foi cruzando pelo mundo. Prestando tributo a Tony Fernandes – o criador do interface Netscape, contou apenas uma das suas muitas histórias de colecção. Neste caso, a de um português que era apaixonado por Sumol, mas teve de arranjar um substituto em terras do Uncle Sam. Passado o humor, o testemunho ganhou seriedade e revelou-se o potencial de se criarem empresas de base tecnológica que atinjam um valor significativo em pouco espaço de tempo. Contudo, a mensagem forte da sua intervenção foi a sugestão de criar uma tribo mundial Portuguesa, que pudesse servir de rede de distribuição e influência para as tecnologias, produtos e serviços portugueses em todo o globo.

A audiência jovem e entusiástica mostrava já sinais de querer conviver mais e assim se ouviam os agradecimentos finais já com os brindes e gargalhadas.

Mas, como sempre, a noite não morreu aqui. Alguns felizardos deslocaram para o Restaurante D.O.M. o convívio Lusitano. Com os aperitivos tomados, as pessoas foram enchendo as mesas fazendo apresentações instantâneas e dando testemunhos diferentes sobre as suas experiências no Brasil. No final da refeição, convidámos a carismática Joana Marques a ser a nossa Embaixadora Star Tracking e a ajudar a construir um Portugal melhor através do estímulo do networking entre Portugueses em todo o Mundo. Mas a frase da noite pertenceu a Bernardo Meyrelles que disse: “Penso que a contribuição para um Portugal melhor não é uma responsabilidade dos outros, é uma responsabilidade nossa. E não é uma responsabilidade para amanhã, é uma responsabilidade para Hoje!”. Todos saíram com o sentimento Proudly Portuguese e ficou o desafio de divulgarem a iniciativa pelos Portugueses que residem nos Estados Unidos, para se juntarem a nós em Nova Iorque, já no próximo dia 21 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário