sábado, 26 de setembro de 2009

FEEDBACK DO JANTAR DA FT EM HAIA

SOUBE A POUCO

O Jantar da FT em Haia, decorreu no belo Hotel Corona. As pessoas foram sendo recebidas ao sabor de um copo de vinho português trocando cumprimentos e beijinhos à medida que se foram conhecendo.

A abertura do Jantar foi feita pela Fátima Martins, que depois de dar as boas vindas e agradecer a presença de todos aproveitou a ocasião para me envergonhar com elogios desmerecidos passando-me a palavra para apresentar os princípios base da FT. Recordou-se o serão do 31 de Julho e o apelo do Presidente da Republica antes de se lançar o repto a cada mesa, para (em conjunto):

1-Enunciar os nomes dos potenciais Senadores da FT em Haia;
2-Pedir Esclarecimento sobre as questões que não estavam claras;
3-Elevassem os nomes dos talentos “escondidos” na comunidade portuguesa em Haia (e na Holanda).

No final do Jantar recolheram-se os frutos de tão animado jantar. Aqui fica o relato do que se discutiu, de algumas conclusões que se retiraram, de compromissos que se assumiram e de talentos que se celebraram.


RETRATO EMPÍRICO DOS PORTUGUESES NA HOLANDA
Tendo o jantar ocorrido em Haia, mas tendo havido pessoas que se deslocaram de outras cidades da Holanda é difícil perceber se as opiniões que recolhi são especificas daquela cidade ou da Holanda em geral. Mas pareceu-me que a Holanda, com cerca de 20,000 portugueses é um país que não tem uma imagem negativa de Portugal, provavelmente associa apenas às férias de verão e inclui alguma ignorância para além das menções esporádicas das referências ao nosso país nos media. Longe de ter um sentimento como tem por exemplo com os Polacos (que consideram ser uma razão da diminuição ou substituição de emprego na Holanda) os holandeses tem uma certa tolerância para com os Portugueses.

EMIGRAÇÃO COM MENOS CAMADAS
Embora todas as comunidades de Portugueses no exterior tenham uma história geracional que pode ser lida em camadas (quase de forma geológica) a Holanda foi retratada como uma realidade sui generis pelo facto de não ter sido um dos principais destinos de emigração nos anos 60, mas sim um dos locais onde apenas mais tarde surgem para onde os intelectuais e artistas que saíram do país nos anos 70 se nota a chegada de uma geração de intelectuais, artistas e pensadores (tendo o Prof. Rentes de Carvalho referido como um exemplo).

PHD’s...e ERASMUS
A geração ulterior parece ter decidido vir para a Holanda para aprofundar os estudos avançados. Actualmente encontram-se muitas pessoas a fazerem PHD’s em áreas tão diversas como a aeroespacial, aeronáutica, a química e a informática, entre outros.

MUSICA
Embora também haja uma comunidade de Erasmus relevante, em Haia e Roterdão destaca-se um grupo já reconhecido e visível de músicos (e cantores/as) portugueses. Apesar da competição que fama dos Conservatórios de Haia e Roterdão fomentam, parece ser justamente esse o estimulo que tem permitido que alguns se tenham destacado.

BOLSAS GENEROSAS
Há ainda aqueles que aproveitam as bolsas generosas de outras universidades Holandesas, como a de Delft, para estudarem num ponto central da Europa e adquirir não só a rede de contactos que lhes criará oportunidade de singrar no futuro, como o mundo que traz poder viajar-se para muitos outros países em poucas horas.

AEROSPACIAL
Outro cluster que surge é o dos portugueses que trabalham para e/ou na industria aeroespacial. Regista-se assim o resultado de uma divulgação de boca-a-orelha que alguns Portugueses como o Ricardo Marvão (e outros) fizeram há anos. Hoje contam-se já histórias de empreendedorismo português (empresas portuguesas que nasceram para fornecer a Agencia Espacial Europeia). Mencionaram-se empresas como a Active Space Technologies http://www.activespacetech.com a Evolve (Ex-Oristeba) http://www.evolve.pt e a Omnideia http://www.omnidea.net . Referiu-se também um site de portugueses que singraram nesta área (que prometo mencionar, mal tenha mais informação)

PROPRIEDADE INTELECTUAL E RJE
Por outro lado se Haia está indissociavelmente ligada à Justiça, logo ao Direito. Por isso a concentração de Portugueses em instituições comunitárias como a EPO ou a Rede Judiciária Europeia e digna de reconhecimento e orgulho.

PESSOAS A RECONHECER NA COMUNIDADE
-O Jorge(?) Neves que junta muitos Portugueses em Amsterdão, à volta da boa gastronomia Portuguesa;
-O Sr. To Zé da Casa Bocage;
-Pedro Borges, que organizou o Festival Ibérico de Cinema no ano passado

NOMES REFERIDOS PARA SENADOR/A DA FT EM HAIA
-A Fátima Martins - Fundadora da Rede Judiciária Europeia
-O Sr. Moreira do Consulado Português, por tão amavelmente servir todas os Portugueses pessoas da comunidade;
-O Jorge Raposo da EPO pela solidariedade e popularidade que merece entre todos os portugueses.
-André Leitão da Bosch
-Luis Borges da O’Connell (presumo que seja o que se encontra no TST)

TALENTOS IDENTIFICADOS
-Magda Mendes - Cantora
-Daisy Correia - Fadista e Actriz
-Prof. José Pedro V. Poaires Baptista da ESA;
-Prof. Rentes de Carvalho - Escritor, Filosofo e Intelectual

ESTRELAS EM ASCENSÃO (OU DIAMANTES EM BRUTO)
Outros Talentos Musicais foram referidos pelo Nuno Atalaia* (que aliás prometeu convidá-los para o TST):

-Patricia Vintem
-Maria Bailey
-João Paixão
-Nuno Atalaia
EMPREENDEDORES

Faltou-me referir os casos de Empreendedorismo (pelo simples facto de que já os tínhamos identificado):

E-BUDDY
Paulo Taylor - Fundador do E-Buddy
http://www.ebuddy.com/
Empresa empreendedora que lançou um serviço de inovador de messaging, que permite aos utilizadores usarem ferramentas de comunicação, sem necessidade de fazer download de aplicações! No ranking das palavras pesquisadas que mais crescem no google é nº 7!

IF
Rui Ferreira - Sócio Fundador da IF (Inti Ferreira)
Empresa de sucesso no ramo do vestiário de alta qualidade na Holanda e que goza de relevante notoriedade.
www.intiferreira.eu

EDC - EUROPEAN DESIGN CENTRE
Fica um caso adicional (claramente last but not least....)

Refiro-me ao caso do European Design Centre.

Fundado e liderado por João Mena de Matos (que esteve presente no Jantar da FT) e que se dedica a "Imaginar o Futuro Antes de Acontecer".

Sendo na realidade um laboratório de inovação o EDC tem diversas joint ventures que permitem trabalhar em frentes tão diversas como a inovação médica, à aplicação de 3D na visualização antecipada de projectos imobiliários ou mesmo a utilização da tecnologia de RFID.

Vale a pena espreitar:
www.edc.nl

Parabens aos empreendedores Portugueses na Holanda!

IDEIAS PARA O TST
O TST deveria passar a ter uma área de divulgação de bolsas de Universidades e Fundações no estrangeiros. Quem conseguiu bolsas poderia ajudar outros a tomar conhecimento dessas oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário