segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fundação Talento em Barcelona

A primeira cidade onde se realizou um evento da FT foi Barcelona. Não só porque existia uma comunidade relevante de Portugueses (6ª cidade no ranking de membros TST - 372 Star Trackers à data) que não desenvolviam muita actividade comunitária mas porque se reconheciam diferenças fundamentais no tipo de pessoas que residem, trabalham, e estudam nesta cidade. Por outro lado porque foi a cidade que lamentou não ter sido contemplada na Odisseia do Talento (merecendo com isso uma promessa pessoal de que seria por Barcelona que eu começaria uma viagem ulterior, se ela um dia existisse).

No dia 1 de Setembro, ao chegar a Barcelona, enviei um e-mail aos Star Trackers em Barcelona, convidando-os a "conversar" sobre o talento portugues em Barcelona, num forum dentro do TST: http://www.thestartracker.com/forum/topic.asp?t=127727 essa conversa seria continuada na noite seguinte no CDLC, onde se juntaram 22 pessoas fantásticas de idades, profissões e visões diferentes.

O cocktail informal que se foi consolidando na terraza do CDLC (de frente para o mar) a partir das 18h30 acabou em formato de grupo já dentro do restaurante, na Marroco Lounge. Como aperitivo de uma conversa longa e interessante que durou até à 1h00, fiz a apresentação do conceito base da Fundação Talento, pedindo a todos que se debruçassem sobre as questões e ideias da FT para que depois pudéssemos responder em uníssono. Contudo a falta de uma figura evidente para todos, como líder da comunidade fez adiar a eleição do Senador da FT em Barcelona, trocando a conclusão por uma promessa de se investigar melhor. Quanto às ideias, estas foram sendo dadas em confirmação do que havia sido proposto, pelo que ficou a sensação de que ainda haveria que construir coesão e participação na comunidade para se revisitarem essas perguntas.

Aqui ficam algumas das conclusões sintetizadas da viagem e do soberbo serão em Barcelona:

SNAPSHOT BARCELONA
Segundo dados do IDESCAT (Instituto de Estatística da Catalunha) em 2008 havia 15.490 portugueses nesta região autónoma, mas estima-se que na realidade possam existir entre 18 e 20 mil cidadãos Portugueses na região.

A análise "empírica" desta comunidade sugere uma população bastante jovem e flutuante de estudantes, criativos, marketeers, informáticos, arquitectos e professores, sendo poucos os “afincados”* a Barcelona. (*expressão catalã utilizada para referir os que decidem enraizar-se e ficar em Barcelona).

As zonas preferidas para os Portugueses viverem são o Bairro da Grácia, Eixample e no Born. Os estudantes preferem o Bairro Gótico, Raval, Borne e Exaimple (zona sul) mas os que decidem ficar mais do que um ano normalmente apreciam zonas mais residenciais como a de Francesc Maciá.

Não existe uma tradição muito forte de convívio na comunidade, exceptuando o esporádico encontro no OlavJoe para ver futebol ou matar saudades dos pasteis de nata na CASA PORTUGUESA. O 12+1, no centro comercial icária é um outro ponto de encontro, apesar de menos conhecido.

Não há "registo" de restaurantes Portugueses em Barcelona, existindo apenas uma casa de vinhos e queijos portugueses na Compte de Borrell.

Pode dizer-se que os Star Trackers dão-se com pessoas na casa dos 30 anos, oriundos de um meio sócio-económico médio-alto e com qualificações de nível superior. A maioria deslocou-se para cá por motivos profissionais ou académicos, aceitando propostas de empresas para as quais já trabalhavam em Portugal ou aproveitando o programa Network Contacto. Há uma comunidade representativa da zona do Porto que costuma dinamizar os convívios que vão acontecendo de vez em quando.

Barcelona atrai pessoas que querem ter uma experiência de vida numa cidade que inclui essências do Porto, Milão e Rio de Janeiro. Onde a tradição convive com a diversidade, onde a criatividade floresce ao lado do rigor. Cidade industrial mas criativa é vanguardista e simultaneamente conservadora.

Sendo o primeiro jantar da FT e provavelmente o segundo no seio da comunidade TST (o primeiro havia sido com o Cônsul Português em Barcelona), não foi possível identificar um líder para a Fundação Talento em Barcelona (alguém que todos reconhecessem e que seguissem).

Sem comentários:

Enviar um comentário